A mineração está ao nosso redor o tempo todo. Por mais distante que pareça, esta é uma atividade que está por todos os lados.
Existem quatro atividades principais, fortemente ligadas à mineração. A primeira delas é a construção. Por meio da mineração é que são extraídas rochas, posteriormente transformadas em vários tipos de pedras e areia usadas na construção de casas, prédios, ruas, avenidas, rodovias e calçadas.
Muitos objetos do nosso dia a dia também dependem da mineração. Para produzir eletrodomésticos, automóveis e outros itens do cotidiano dependemos da hematita (ferro), bauxita (alumínio), calcopirita (cobre), dentre outros. Consegue imaginar seu dia sem estes objetos?
O ouro, por exemplo, é valioso não somente para fabricação de jóias ou como lastro de transações bancárias. O ouro, por ser um excelente condutor elétrico, quimicamente estável e extremamente dúctil é muito utilizado na indústria eletrônica. Com certeza o celular ou computador que você está utilizando neste momento possui ouro em seus componentes eletrônicos.
Nem mesmo a alimentação escapa. Afinal, a mineração é responsável pela extração dos minerais que dão origem ao NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), essenciais para fertilização do solo e para produção de alimentos ricos e beneficiando a nossa saúde. A mineração está presente em tudo!
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas redes sociais!